m Xineladas Club: Felizes para sempre - ou não

O Xineladas está de casa nova

Mudamos de mala e cuia, se em até 10 segundos não for redirecionado, clique
http://radioleszone.com.br/xineladasclub/
Obrigada.

Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Felizes para sempre - ou não


Como vocês sabem estamos bem ativas no MSN agora, tanto que está até rolando a Promoção #XineChat. Quem ainda não conhece, conheça e participe porque a xinela vencedora ganhará um Kit Xineladas muito legal.

Mas então, numa dessas conversas no MSN estava eu conversando com uma leitora do blog e ela fez uma consideração muito interessante que gostaria de compartilhar com vocês.

Basicamente, a opinião dessa xinela leitora é de que é mais difícil vivermos o "felizes para sempre" numa relação lésbica, se comparada a um relacionamento heterossexual. Calma xinelona, irei explicar melhor a opinião da moça. Para ela a instituição Casamento é mais enfatizada na relação hétero, como se houvesse maior pressão e consequentemente maior "obrigação" de ser levada adiante. Enquanto que o mesmo não ocorre na relação lésbica e, sendo assim, seria mais fácil o desprendimento.

Isso justificaria, segundo ela, a nossa rotatividade de relacionamentos. Aquela situação de você passar um ou dois anos com a mulher, às vezes até morarem juntas, acreditar que será a pessoa que envelhecerá ao lado, e logo em seguida tudo ter acabado.

Minha réplica foi de que sim, pode até ser que há mais fatores que "prendam" um casal hétero na relação - como filhos, status, aparência - mas isso não significa que estão vivendo o tão sonhado "felizes para sempre". Há casais que vivem juntos e não se suportam, e isto não é exclusividade de héteros. Aliás, nada é exclusivo e nada é máxima em se tratando de relacionamentos.

O ponto que concordo com nossa querida leitora é que realmente me parece ser mais fácil terminar um casamento lésbico do que hétero. Geralmente, se há filhos eles provêm de uma relação anterior e legalmente é filho apenas de uma. Parte da sociedade - nada de generalizações - já acha um absurdo você dividir um lar com outra mulher, então e daí que você está metendo o pé na bunda da dita cuja e vai se atracar com outra? Tudo se resolverá entre vocês duas mesmo, sem grandes influências externas.

E casamento heterossexual é sim um pouco mais complicado, a intromissão participação da família tende a ser maior neste processo de separação. Se há filhos, casamento civil, bens e outra série de fatores aí a situação se complica ainda mais.

Obviamente não há conclusões sobre o assunto, cada uma de nós tem uma opinião e os outros concordarão ou não em alguns pontos. Mas na verdade gostaria de deixar uma discussão/reflexão: Para você xinela uma ou outra relação (homo x hétero) tem naturalmente maior propensão a dar certo? Acredita que os relacionamentos homossexuais estão ficando mais "banalizados"? Ou para você os problemas e dificuldades são as mesmas, independentemente do sexo do parceiro?

Sintam-se a vontade para comentar aqui, mandar reply, e-mail com a sua opinião, dependendo até fazemos um post dando sequência a este :) Quanto à xinela do MSN, sei que é VIP e alguma hora verá o post, saiba que gostei da conversa viu, qualquer dia apareça novamente para outro "debate de ideias" :D

Acha legal nosso #XineHumor, mas gostaria que falássemos sério sobre algum tema? É só no sugerir pelos comentários, e-mail (xineladasclub@hotmail.com) ou pelo Twitter @XineladasClub

5 comentários:

  1. É Loy a cada dia me surpreendo hahaha. Ótimo post sócia xD
    Aliás, concordo com o que você falou. A sociedade cobra mais dos casais heteros, mas em momento algum isso quer dizer que são felizes e etc. Acho que para um relacionamento dar certo, seja ele hetero ou homossexual, o que realmente conta é as duas pessoas envolvidas. O comprometimento de ambas para que o relacionamento dê certo. Até mesmo porque amor é algo que tem que ser conquistado a cada dia, necessita de cuidados e dedicação. E como disse antes são coisas que dependem unicamente dos envolvidos.
    Um tema muito bom, que pode ser explorado mais ainda, claro que com a participação das xinelas do blog né... (Sim, estou cobrando a participação de vocês hahaha)

    ResponderExcluir
  2. Então... O post realmente faz jus a muitos elogios, e sem duvida alguma faz refletir acerca das nossas relações e a maneira como nós mesmos nos vemos nelas.
    Acredito que a dificuldade em viver o "Final feliz" está na mesma proporção, tanto para casais heterossexuais, quanto para os casais homoafetivos além do mais, como em muitos casamentos convencionais, "felizes para sempre" está bem longe do "até que a morte os separe", ou seja vivem juntos, mas nem sempre são felizes, e é necessário distinguir isso. Nas nossas relações homoafetivas certamente há uma doação mais intensa, mas também há um desprendimento maior. Falta de compromisso? Falta de cobrança familiar e social? Creio que não,pelo contrario, provavelmente o que leva as pessoas a se desapegarem d uma relação e tão logo estarem prontas para outra, talvez seja a compreensão mais ampla da complexidade da vida e da urgência em tentar ser feliz, sem estarem presas à regras e convenções sociais que muitas das vezes impedem as pessoas de simplesmente viverem felizes como gostariam. A vida é assim mesmo, cheia d tentativas, e certamente quando acertamos e estamos verdadeiramente felizes a relação tende a ser duradoura.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ora, ora, xinelas... Cheguei.. \O

    Bom, meninas, esse assunto é realmente polêmico. Há várias opiniões a respeito do mesmo. A minha, por exemplo, é que não existe "mais fácil" ou "mais difícil", todo e qualquer relacionamento é complicado, independente de sua orientação sexual.
    Existem casais heteros que não vivem em melhor harmonia que um casal homossexual. Esse negócio de "casamento no papel", filhos, etc. tornou-se coisa do passado.
    Com a possibilidade de uma mulher gerar um filho através da inseminação artificial e dos homens poderem, sim, adotar um filho, mesmo sendo homossexuais, facilitou muito o convívio entre todos.
    A preocupação com a aceitação da sociedade, já não é mais tão intensa, muitos (a maioria dos) homossexuais não se importam tanto com o que o outro irá pensar de sua sexualidade, as famílias já estão mais maleáveis e menos rigorosas a esse respeito.
    Em compensação, muitos casais heterossexuais hoje em dia, não tem se prendido muito por conta de filhos e aparências, entre outros fatores, até porque, tornou-se moda a separação.
    Ao contrário do que li, acredito que nós (homossexuais) valorizamos mais os laços afetivos do que os heteros. (Mas por que, Teeh?)
    Responder-lhes-ei, porque para assumirmos um relacionamento gay, devemos estar preparados para enfrentar os homofóbicos que ainda restam no mundo e certos daquele sentimento que carregamos por aquela pessoa, o que nos dá ainda mais certeza que não somos tão ‘interesseiros’ como os que se casam por filhos, status, etc. E outra, se sairmos por aí, hora com uma pessoa, hora com outra, estaremos destinados a manchar nossa própria imagem.
    Bom, meninas, essa foi a minha opinião, vou parando por aqui antes que a mesma se torne em um post, rs.

    Espero que meu comentário tenha ajudado em algo e agradeço o espaço que nos foi concedido aqui.
    Beijos imensos à Srta Loyanne e à Srta. Thâmara. =)

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito q não existe isso de "felizes para sempre" nem em uma relação hétero e nem em uma relação homo... ninguém vive pra sempre, nada dura pra sempre, o universo está em constante mudança e nós não estamos fora dessas mudanças... Eu acredito q o "Felizes Pra sempre" é o agora, é o momento presente, é oq vc tá vivendo nesse exato instante com a pessoa q vc ama.. se vai durar muito tempo ou não, só esperando pra saber, o futuro é muito incerto!!!


    bjus meninas.. mandaram bem na postagem! ^^

    ResponderExcluir