m Xineladas Club: Profissional - e homossexual

O Xineladas está de casa nova

Mudamos de mala e cuia, se em até 10 segundos não for redirecionado, clique
http://radioleszone.com.br/xineladasclub/
Obrigada.

Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Profissional - e homossexual

Sim, xinelonas também falam sério sobre temas relevantes. Sou totalmente a favor de levar a vida de forma mais leve, fazer brincadeiras em situações em que elas caibam, mas hoje gostaria de falar com vocês sobre um assunto que particularmente me chama atenção: a vida profissional de um homossexual.

Grande parte das nossas leitoras deve estar construindo uma carreira, seja se preparando para vestibular, fazendo faculdade, e/ou trabalhando. Estou no último ano de Administração, atualmente disponível no mercado (entenda-se desempregada), e trabalho a apenas três anos, tendo sido duas experiências profissionais no setor público. Mas tanto na faculdade quanto nos meus empregos ninguém soube ou sabe que sou lésbica e fica às vezes me perguntando por que (?).

A resposta sincera? Ainda tenho medo das consequências sobre minha carreira, da mesma forma que muitas de vocês também devem ter. Todas nós conhecemos ou vivemos histórias em que a sexualidade foi posta à frente da competência, e o profissional homossexual acabou por perder a oportunidade - ou seria a empresa que perdeu a oportunidade de ter um profissional capacitado?

A minha ideia de assumição (neologismo?) já está bem definida: não me expor além do necessário, por convicção pessoal mesmo, mas não me esconder ou omitir em qualquer que seja a situação. Não pretendo chegar numa entrevista e disparar: "Meu nome é Loyanne, tenho 21 anos e sou lésbica". Simplesmente pelo fato de julgar desnecessário. Mas se perguntada direta ou indiretamente quero responder a verdade, que sim, sou homossexual.

Ok, isso é lindo na teoria, provavelmente é o sonho meu e de toda a torcida xinelonesa e linda do Palmeiras, mas a pergunta que me faço é: Quando me assumir homossexual profissionalmente?

Não há uma resposta global, da mesma forma que não há para a maioria das nossas dúvidas. O seu tempo, sua necessidade, ou simplesmente sua vontade de assumir não é igual à de mais ninguém. Têm profissões em que a ação de se assumir pode ser realmente muito mais "prejudicial" profissionalmente do que em outras. Da mesma forma que acredito ser mais fácil assumir quando inserido no funcionalismo público. Mas tudo isso são apenas pressupostos, e infelizmente você só terá certezas ao encarar essa experiência.

Provavelmente já devem ter ouvido por aí frases parecidas com "homossexuais tendem a ser melhores no que fazem". Sejamos realistas, sabemos que poderemos perder uma oportunidade de emprego para héteros por nos relacionarmos com pessoas do mesmo sexo que o nosso. É injusto, então o que fazer? Tentar ser o melhor profissional possível e vencer pelo alto nível de competência. Esse pensamento é quase automático, talvez não perceba, mas provavelmente o seguem.

Não tenho conselhos, mas recomendo que siga sua vida normalmente, simples assim. Se você também está construindo uma carreira, se preocupe em encontrar algo que goste de fazer, sem se preocupar tanto se é ou não uma profissão "gay", se irá ou não assumir sua orientação sexual para seu chefe e colegas. Seja o melhor que puder por você mesmo, não para provar nada a ninguém. E caso decida que vai se assumir no emprego - após pensar, analisar a situação, pensar nas contas a pagar né xinelona - então, ótimo. Certamente, nesse caso, a decisão que tomou de se assumir vai tornar sua vida mais completa e retirar o incômodo causado pela sua até então omissão.

Desejo sucesso profissional e pessoal a todas vocês, e que procurem sempre se sentirem bem acima de tudo. Se quiser propor algum tema específico, compartilhar alguma dúvida, ou até mesmo ter um texto publicado, é só enviar-nos e-mail para xineladasclub@hotmail.com.

Para curtir mais da vibe "até que enfim essas xinelonas estão falando sério" clique nos posts abaixo:

Um comentário:

  1. Muito bom o post, confesso que o que mais almejo na vida eh o sucesso profissional... e desejo pra todas!! ;)

    ResponderExcluir